Powered by Blogger

quarta-feira, junho 29, 2005

yes sporting!

.... sim, eu sei...! mas quem é que é perfeito?? este é o meu calcanhar! Mas ele enche-me de orgulho! Tomem nota, e mandem-na para o nosso 1º ou coloquem-na aí mesmo no vosso frigorífico: o sporting continua a diminuir os seus encargos com a sua equipa de futebol, recusando-se a comprar craques a metro! Este ano contratou 2 ou 3 rapazes a clubes de gabarito europeu e mundial como a U.Leiria, e o Moreirense. Os seus nomes andam constantemente na ribalta do futebol: Manoel, Edson... Conhecem-nos? Eu também não, e ainda bem! Isto para já não falar dos «meninos» que uma vez mais continuam a ser promovidos dos juniores e são formados na Academia Sporting. Num país de chicos espertos, onde impera a ausênsia de uma cultura de mérito, e de políticas (e mentalidades) consistentes de formação e qualificação de R.H., é com agrado que se vê um oásis (tão verde!!) em tal deserto! Fizessem o mesmo com a nossa administração pública e as nossas empresas, e quase tudo seria diferente. Sou um romântico e por tudo isto, este ano já me sinto campeão.
Agora já sabem porque é que este ano eu não fico em casa!

terça-feira, junho 28, 2005

estou a ler: Jorge Luís Borges - Obras Completas

Com J.L.Borges senti sempre que estava a ler um Clássico, resistindo por vezes a lê-lo demasiado, não fosse esgotar o prazer e com ele matar a estranha magia da sua escrita, ao mesmo tempo tão clara, lúcida, e sempre cheia de novos prismas a cada nova leitura. História Universal da Infâmia, Ficções, O Aleph…. Agora posso recomeçar. Abro o 1º volume das Obras Completas, entre 1923 e 1949…

segunda-feira, junho 27, 2005

Parabéns Mundo!

Fez ontem 60 anos, que foi assinada a Carta das Nações Unidas.
São agora 191 pequenos mundos, a forçarem para que a condição se torne mais humana.




Ensaios de Cor: Foto de Ilídio Pires (Olhares.com)

Um fato à nossa medida

É qualquer coisa entre um fato e um computador, e que serve para combater fogos. Tem tudo: processador, circuitos, sensores, sistema GPS e comunicação de dados e voz em sistema wireless. I-Garment é o seu nome e foi desenvolvido por duas empresas portuguesas, para quem pelos vistos o choque tecnológico já chegou há bastante tempo. Chamam-se Ydreams, e Miguel Rios Designer.
Este fato permite a transferência de dados de cada bombeiro para um computador ou um PDA na posse de um chefe de equipa ou no próprio posto de comando.
O fato inclui ainda microfones e auscultadores, bem como os referidos sensores que avaliam os níveis de óxido de carbono, um sistema de localização por GPS e uma bússola que permite seguir o movimento de cada bombeiro.
Cada dispositivo I-Garment fornece ainda uma série de informações sobre o estado físico de quem o veste: temperatura corporal, nível de torsão de pernas e braços, ritmo cardíaco, etc.
O I-Garment conta já com o apoio da Agência Espacial Europeia, que financiou o projecto.
Mais informações na Exame Informática, Público, entre outros.

Empreendorismo local

Quem quiser perceber com que linhas se cose a partidocracia, é atender aos arranjos que afanosamente se fazem por esse país fora, na constituição das listas dos candidatos a vereadores. A negociação entre comissões políticas, candidatos a presidentes e outras eminências, está no seu auge. Isto é ponto de cruz e de fino recorte: a máquina de fazer e promover amigos não se confina ao lugar cimeiro. Não!! Toma igualmente conta das vereações, impondo muitas vezes aos futuros presidentes autárquicos nomes que são garantia de más equipas e de cada um a puxar para o seu lado. E o fenómeno, em excelente forma e cheio de automatismos, não se cingirá a isto. Atrás destes vereadores virá a sua fila respectiva, que uma vez mais e após as eleições, inundará os lugares apetecíveis do aparelho camarário.
Caramba, já nem o presidente poderá escolher os seus amigos!!!
O jornal Público dá conta do descontentamento e desmotivação de António Capucho, em Cascais; a SIC Notícias reporta situação idêntica com a futura «equipa» de Carrilho. Uma prospecção mais atenta, sobretudo à imprensa regional e local, dá-nos um close-up do fenómeno e descansa-nos a todos, reconciliando-nos com o nosso País e os nossos concidadãos: é todo um Portugal cheio de dinamismo e empreendorismo, que se agita e agiganta, que sabe muito bem o que quer, e por onde há-de ir!

sábado, junho 25, 2005

Um momento de languidez (1996)


Wang Yidong

sexta-feira, junho 24, 2005

estou a ouvir: Trios com Piano de Beethoven


Já mais de 20 anos passaram sobre esta gravação (1979 – 1983), que constitui o 2º ciclo gravado para a Philips e mesmo assim continua citada como uma das referências dos trios com piano de Beeethoven.
Parte de uma extensa discografia do Trio Beaux-Arts, percebe-se como estas gravações poderão ter contribuído para a elevada reputação deste grupo: estilo elegante, polido e de um grande lirismo, beneficia ainda por cima de um som de características quase audiófilas, com grande equilíbrio e transparência. Assim vai ser difícil conseguir parar de ouvir esta caixinha de 5 CD’s.

quarta-feira, junho 22, 2005

A Saúde dos Dirigentes Anónimos (1ª parte)

A saúde de uma mão cheia de dirigentes de 16 hospitais S.A. parece estar em perigo, se atentarmos às notícias recentemente publicadas pelo Diário de Notícias e outra comunicação social. Foram abertos vários processos disciplinares, no seguimento de uma auditoria às remunerações de gestores hospitalares e das ARS.
A blogosfera parece estar igualmente atenta a este caso: Saúde SA e Apontamentos SA, entre outros.
Não terei de ser grande adivinho, para desde já fazer deste post o primeiro (1ªparte) de entre muitos outros que se seguirão sobre este mesmo tema.
Para já um elogio, embora recatado, à Inspecção Geral de Saúde, ao anterior ministro que mandou iniciar a auditoria, e ao actual que decretou a abertura destes processos de inquérito disciplinar.
Este recato advém do facto de desconfiar sempre que coisas destas sucedem no sector público.
Vamos ver o que é que mais esta montanha nos trará!!

domingo, junho 19, 2005

001 Crónicas do Expediente: O Ranking.

E lá voltamos nós ao mesmo. Agora até as nomeações para os cargos máximos de chefia do aparelho de Estado, feitas pelo governo, dão azo a um ranking. O Jornal de Negócios dá os números: mais de 1.094! Sabemos (?) por isso que Sócrates já vai à frente, tendo conseguido inclusivé ultrapassar o Homem da Trapalhada!! Santana já era, pois no mesmo intervalo de tempo apenas conseguira 1.034 pontos!
Segundo o 1º ministro, 1.094 até nem é nada mau, pois «essas nomeações deixaram de fora centenas, milhares de nomeações que entendemos que não devíamos fazer, que são nomeações das chefias intermédias na administração pública».
O problema é que a grande Maratona ainda vai no adro: estes 1.094 são apenas o prenúncio de um número bem maior. Apertem os cintos de segurança, instalem os Sites Meter, os Bravenet Counter, etc., e comecem a contar! Uma vez decorrida esta 1ª etapa, segue-se o preenchimento dos degraus seguintes da hierarquia organimal (as tais chefias intermédias: Directores de serviço, Chefes de Divisão…), alavancado em correctíssimos concursos públicos, que serão uma vez mais completamente desvirtuados pela cultura do amiguismo, que tudo arrasta neste País, em todas as áreas e em todos os tempos…

Etiquetas: ,

sexta-feira, junho 17, 2005

Eugénio de Andrade: retrato


José Rodrigues

Etiquetas:

quinta-feira, junho 16, 2005

Ainda sabemos cantar

Ainda sabemos cantar,
só a nossa voz é que mudou:
somos agora mais lentos,
mais amargos,
e um novo gesto é igual ao que passou.

Um verso já não é a maravilha,
um corpo já não é a plenitude.

Eugénio de Andrade

Etiquetas: