Powered by Blogger

terça-feira, julho 12, 2005

Ballet Gulbenkian

Vejo no Crítico a reacção suscitada pelo fim dado ao Ballet Gulbenkian. Sendo à primeira vista muito fácil concordar com alguma da crítica às origens da nomenclatura que traça hoje os destinos da Fundação, e ainda mais fácil pugnar pela manutenção de grandes estruturas culturais, acabo fatalmente no entanto por desconfiar com tanta facilidade!!
O comunicado da Fundação Gulbenkian fala em reorientação do investimento, fazendo-o dirigir-se no futuro, muito mais para as áreas da formação profissional, laboratórios de pesquisa e experimentação, formação de público, etc.
Parece-me bastante razoável que uma instituição, adoptando uma atitude pró-activa (tão pouco usual em Portugal, onde impera o imobilismo politicamente correcto em matéria de políticas culturais e não só), e reavaliando periodicamente o contexto da sua intervenção, tenha decidido que era chegada a hora de reorientar os seus investimentos. É que o problema é que por muito que seja, o dinheiro nunca é elástico. Investir em novas áreas passa muitas vezes por opções de desinvestimento em outras. E aqui é que a crítica do Crítico, desta vez, me parece demasiado fácil. É que ela chega sem que se tenha visto se esta nova política da Fundação traz ou não os frutos desejados. E depois, confesso que não consigo ficar insensível à tirada: «Pelo facto de uma Fundação ser privada não lhe assiste o direito moral para a destruição gratuita de algo que é de todos».
Bom, gratuito é quanto fica ao Estado Português não intervir onde deve, e se põe à sombra da Fundação. E para efeitos pedagógicos e democráticos convém que se diga que é o dinheiro do Estado que é de todos, e não o da Fundação Gulbenkian.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também é essa a minha primeira impressão, embora não muito fundamentada. De certeza que a Fundação sabia que seria uma decisão muito contestada.Se foi tomada, não pode ter sido precipitada, e se a Fundação se tem mostrado competente em tantas áreas, porque não confiar nesta opção?

10:42 da tarde, julho 12, 2005  

Enviar um comentário

<< Home