Powered by Blogger

domingo, agosto 07, 2005

Os incendiários!

Corro pela RTP1, TVI, SIC, SIC Notícias etc., e em todos eles grassam fogos. Tudo arde. As imagens já parecem todas iguais, e passam por nós como um fundo difuso, entre 2 garfadas ao jantar. No entanto se repararmos com mais atenção, o que é que vemos? Vemos casas particulares que não são propriedade de governos, nem de bombeiros, nem de câmaras municipais, com mato, lixo ou simplesmente lenha até à porta! Autênticas bombas!! Tractores que ao longe, só depois do fogo à porta, sofregamente e como que cegos pelo pânico, procuram fazer naqueles escassos 5 minutos o que não fizeram num ano inteiro!! Uma fábrica com pneus nos seus terrenos e cuja proprietária (ou simplesmente trabalhadora??) diz pateticamente para as câmaras, já com as chamas bem perto: «Sim é verdade, temos de tirar daqui os pneus».
A tese da mão criminosa dá jeito a muita gente, governos, câmaras municipais, bombeiros e povo incluído, mesmo quando como é óbvio ela não explica grande parte dos fogos. É a tese universal da desculpabilização deste povo português, que é ignorante, desleixado e porco, com sistematização quotidiana!
Visite-se as próprias casas particulares dos bombeiros, dos GNR’s, dos presidentes de Juntas de Freguesia, do povo que grita e sofre face ao desespero das chamas que avançam, e veja-se o desmazelo com que muitas estão tratadas bem como os seus campos contíguos, e talvez se encontre uma boa parte dos incendiários.
Veja-se as nossas aldeias e os campos, todos transformados em arrabaldes de uma imensa cidade invisível: frigoríficos e fogões velhos; pneus; grades de refrigerantes; garrafas, frascos e copos partidos; cartão e plásticos, e restos de restos que até servem para delimitar os campos de cultivo.
Para quê tanto esforço, tanta pergunta para o ar, tanta judiciária??

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bem visto e escrito caro Rogério. Chega a meter dó quando se vê carros e haveres a arder tal a distracção e o deixa andar para o último minuto.
Lembro-me também que aqui há uns 10 anos a minha mãe andou meses e meses atrás da câmara para que esta limpasse as silvas dum terreno camarário junto à casa dela.

12:05 da tarde, agosto 10, 2005  

Enviar um comentário

<< Home