Powered by Blogger

segunda-feira, setembro 12, 2005

Desafio aos leitores

=================================================
«Lanço aqui um desafio, que peço a outros blogues a gentileza de divulgar se assim entenderem: num discurso recente, Manuel Alegre fez algumas alusões à transformação do regime em função da suposta adulteração dos mecanismos de transmissão do poder. Regime democrático ou dinástico?
O desafio que proponho aos leitores consiste em identificar os casos de laços de parentesco na política. Por exemplo, um líder de uma distrital cujo filho seja deputado. Um governador civil cujo filho faça parte dos órgãos de um partido. Um presidente da câmara cuja mulher seja ministra. E assim sucessivamente.
Os dados deverão ser enviados para o email: paulogorjao@gmail.com.
Daqui a oito dias tornarei pública uma primeira listagem. »

=================================================

Tarefa de mérito e bem adequada aos tempos e ao país, aquela que o Bloguitica aqui propõe. Sou de opinião que este fenómeno é aliás parte de um outro mais vasto ainda e que não se reduz apenas aos laços familiares: o amiguismo! Este é o fio que tudo tece em Portugal. Não se resignando a manter-se na coutada das relações pessoais e intimas de cada um, o fenómeno, assente numa cultura matricial mediterrânica de compadrio, extravasou todas as esferas deste país: social, profissional, política...! Mas este não é um assunto entre «bons» e «maus». A sua pujança e fertilidade deriva da sua ancestralidade e universalidade. Para ser mais preciso e mais prático, não deve haver português imune ao fenómeno. Só um grande esforço e treino de carácter permite a cada um, day by day by day by day by day..., escapar a este vírus. Em Portugal todos acham que dar um «jeitinho» a um amigo, ou pedi-lo para nós próprios, é coisa não só inofensiva como meritória. Quem já não o fez pelo menos uma vez que levante o dedo! Temos pois o tal problema magistralmente sintetizado porMillôr Fernandes: «a corrupção começa no cafezinho».
O Bloguitica que conte comigo!