Powered by Blogger

sábado, dezembro 31, 2005

O Debate

Volto da província, onde o Natal tem encantos antigos que nos ensinaram a reconhecer, e volto para este assunto já pouco actual: o round Soares versus Cavaco. O bruá causado por este debate dá-me agora a vantagem da distância.
Belisco-me para entender a muita condescendência com que tantos se esforçam por justificar a actuação de Mário Soares durante o referido debate. Muita dessa condescendência grita na forma como dizem que Soares tinha imperativamente de adoptar a estratégia de confronto com Cavaco, e que face à impossibilidade de adoptar outra postura, até se saiu muito bem do referido debate! Ora, afirmar tal coisa é, quanto a mim, ou cegueira deslocada, já que se tratam de comentadores que gostam de ser considerados imparciais, ou desonestidade intelectual, pela mesmíssima razão.
O que se viu nesse debate é que Soares tinha um plano A (atacar, atacar, atacar…), mas não tinha um plano B, para a contingência de se defrontar com um oponente com nervos de ferro e à prova de bala, como o que lhe sucedeu pela frente. Soares estava convencido que, mais minuto menos minuto, mais chiste menos classe, Cavaco haveria de perder a compostura, titubear, perder o pé, e finalmente metê-lo na poça. Como nada disso vinha sucedendo no decorrer da refrega, resvala para aquela baixeza sobre o que os seus euroamigos supostamente diziam nas costas de Cavaco.
O que ficou no ar foi apenas um Cavaco seráfico a aproveitar as deixas de Mário Soares e a continuar a insistir nas suas «ideias», e um Mário Soares a acusar Cavaco Silva de só falar do seu próprio passado e, sem respirar nem pontuar, logo atacar os tempos de Cavaco enquanto 1º ministro. Obviamente nesta altura Mário Soares já tinha perdido o controle e o ritmo do debate, perdendo com isso o discernimento que é necessário para se ouvir a si próprio. Fazia lembrar aquelas equipas de futebol que, de tanto exibirem um futebol lustroso e de ataque, acabam por perder o equilíbrio posicional no terreno e sofrem golos em contra ataque da preguiçosa equipa oponente (ok, prometo que não volto a falar do meu Sporting da época transacta!!).
Não admira por isso que Soares queira repetir o jogo.