Powered by Blogger

terça-feira, dezembro 13, 2005

Prós e Contras

Ontem na RTP1 o programa Prós e Contras foi emitido a partir de Macau. Aquilo a que se assistiu foi quase deprimente.
Fátima Santos Ferreira não prestou um bom serviço a Macau. Preferiu apostar numa certa representação social de Macau, ajudando à reprodução de uma imagem não traduzível pela realidade. Repetiu até à exaustão, do princípio ao fim do programa, a mesma questão de sempre, politicamente correcta, sobre a presença da cultura Portuguesa em Macau, e que o mainstream pátrio e saloio tanto gosta de enfatizar. À paródia nem sequer faltou o bacalhau e a calçada Portuguesa! Optou por levar ao programa os seus “conhecidos” de sempre, transformando-os num leque de cromos de fazer inveja a qualquer coleccionador, coisa que alguns dos presentes nem mereciam e até dispensavam. Deixei Macau em 1999, apenas lá tendo voltado por 2 vezes em 2001, e se me guiasse por aquilo vi, ficava com a ideia de ter saído de lá ontem, em pleno consulado do General Rocha Vieira, tal era a repetição estafada do discurso vazio e estéril de sempre, sobre a presença Portuguesa no Oriente.
Não se fez um esforço para saber que tipo de «novos portugueses» demanda agora o território; em que áreas trabalham; qual o seu estilo de vida; como vivem actualmente as comunidades em Macau (chineses, principalmente); qual a política da língua portuguesa em Macau e no oriente (particularmente a China); etc. etc. Nada, um deserto! Zero pontos para o trabalho de Fátima Santos Ferreira, desleixado, apresentando uma visão redutora de Macau, sem o mínimo distanciamento e sem rasgo de qualquer espécie.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É triste, sem dúvida, a persistência do discurso oficial sobre Macau, num alheamento total - hoje como ontem - da realidade do Território. O luso-topicalismo continua de boa saúde e a impedir qualquer discussão séria sobre a presença portuguesa em Macau... e no mundo. Macau merecia melhor. E nós também.

12:42 da manhã, dezembro 14, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Vivo em Macau desde 93 e é óbvio que o "Pós e Contras" realizado aqui teria que ser politicamrente correcto, o que foge à natureza do programa em si, uma vez que os convidados foram os "iluminados" do costume, que são entre si "amiguinhos", é óbvio que não iam começar ali à "estalada". Quem esperava outra coisa sonha alto.

2:20 da tarde, dezembro 26, 2005  

Enviar um comentário

<< Home