Powered by Blogger

segunda-feira, janeiro 23, 2006

O alinhamento dos 4 canais!

A noite eleitoral não correu bem. Não, obviamente, porque tenha havido ganhadores e perdedores. Mas sim porque estes últimos não estiveram à altura. A configuração dos resultados finais foi o pior que poderia ter acontecido ao Partido Socialista e ao 1º Ministro. Não só porque Manuel Alegre ficou destacadíssimo à frente de Mário Soares, mas sobretudo porque Cavaco Silva ganhou à tangente. Outro resultado mais expressivo do Presidente agora eleito, teria permitido ao PS minimizar os danos, justificando que a vitória de Cavaco era dado adquirido, fosse qual fosse a escolha do Partido. Mas não foi isso que sucedeu. O tipo de vitória que Cavaco alcançou é de modo a considerar que, se o PS tem apoiado Manuel Alegre como chegou aliás a prometer, o perfil deste candidato seria de molde a esvaziar as candidaturas do PCP e do BE. E não será abuso dizer que agora Manuel Alegre poderia estar na 2ª volta ou quiçá ter sido eleito Presidente da República logo à 1ª.
Estes resultados são tão nefastos para o PS, que mais uma vez, tanto o partido como principalmente o seu líder, não estiveram à altura da situação.
A “intromissão” de Sócrates no discurso de Manuel Alegre diz bem da falta de encaixe democrático do nosso 1º ministro; e a justificação ridícula e infantil de que não sabia que Manuel Alegre tinha iniciado o seu discurso, diz ainda melhor do que pensa o nosso 1º ministro de todos nós!
E para cúmulo, os 4 canais generalistas (RTP1, RTP2, SIC e TVI), decidiram acordar-nos a todos para a democracia em que vivemos: sem grandes hesitações tiraram Manuel Alegre do ar, e puseram José Sócrates! Se algo mais queríamos saber sobre o estado de alinhamento governamental em que vive a nossa comunicação social, a prova está dada!
E justificar (como hão-de alguns justificar) tão flagrante delito, tão grave opção, com as funções de cada um dos intervenientes, sobrepondo em importância José Sócrates a Manuel Alegre, diz ainda mais da nossa comunicação social, do que se ela estivesse calada!
Senão vejamos:
# Estamos a tratar de eleições presidenciais;
# Alegre é um dos candidatos a essas eleições;
# Protagonizara a única e grande surpresa da noite;
# Classificara-se em 2º lugar, com «apenas» 20% dos votos, sem apoio de qualquer partido;
# Foi o protagonista responsável dos grandes derrotados da noite: PS, Sócrates e Soares;
# Era o único candidato, excepção para Cavaco, que ainda não se havia expressado;
# E iniciou a sua intervenção antes de Sócrates.
Pois bem, mesmo assim ainda se procura justificar a opção que as televisões tomaram???
Mais palavras para quê?