Powered by Blogger

sexta-feira, março 24, 2006

Ricardo maior!

Sobre a justeza ou não da eliminação do Sporting na Taça de Portugal, nem me pronuncio, tal é a unanimidade que suscitou a exibição do Sporting e, no pólo oposto, a da equipa de arbitragem.
Realçou-se e com justeza, a contribuição de Victor Baía para a vitória do F.C. Porto, já que parou um penalti – e por sinal até bem marcado - de João Moutinho.
Mas bem maior esteve Ricardo! Nisto, como em outras coisas, dá-me para dar mais importância ao carácter.
E, após tudo o que sucedeu com a selecção no anterior mundial, quando no estágio em Macau de repente o seleccionador Oliveira decidiu retirar a baliza a um Ricardo nos píncaros da sua condição física e dá-la a Victor Baía recém saído de uma lesão, depois de tudo o que tem sido dito sobre Victor Baía e Ricardo, e em vésperas de mais um Mundial de Futebol, Ricardo ter decidido bater o 5º e sempre mais dramático penalti, diz bem dos nervos de aço e do grande atleta que sem dúvida nenhuma é!!!
Lembro que numa grande penalidade, quem tudo tem a perder é quem marca. Ao guarda-redes, pelo contrário, nada é exigido. Dá-se aliás de barato, que não a defenda.
Nada por isso exigiria que Ricardo batesse aquele penalti. Para mais contra o seu arqui-rival. Ele é agora o guarda-redes da selecção, está num excelente momento de forma, e justamente o que não precisava era de, mais uma vez, se sujeitar à violência muito pouco inocente dos seus críticos do costume.
E para mais contra Victor Baía. Imagine-se o que não se diria se Baía defendesse esse penalti!!!
Mas apesar de tudo isso, repetiu-se aquele outro momento de extraordinário dramatismo no Euro 2004, em que Ricardo depois de defender um penalti, decide arriscar tudo, e logo a seguir, ele próprio, bater e marcar o penalti seguinte e classificar assim selecção de Portugal para a meia-final.
Esta 4ª feira, Baía, quando percebe que é Ricardo que se encaminha para a marca da grande penalidade, tenta ainda perturbar a fleuma do seu colega de profissão, atirando-lhe a bola para o rosto, dizendo-lhe qualquer coisa…mas qual quê?!!
Ricardo corre para a bola e, mais uma vez, com precisão de bisturi, coloca-a do lado esquerdo. Baía salta, salta,… para o lado direito!
É de Homem!
Obrigado, Ricardo!

1 Comments:

Blogger Isabel Magalhães said...

Muito bem observado.

Viva o SCP!

11:04 da tarde, março 27, 2006  

Enviar um comentário

<< Home