Powered by Blogger

quarta-feira, maio 03, 2006

Reformas!!

Ontem nos telejornais mais nobres da SIC e da RTP1 (não pude confirmar com a TVI), foi dada uma notícia muito interessante sobre os últimos 150 funcionários públicos que se reformaram. O facto interessante dessa notícia, é que ela foi transmitida praticamente nos mesmos termos, nas 2 estações televisivas, como se ambas possuíssem a mesma redacção! O curioso é que esta já não é a primeira vez em que, num mesmo ciclo de zapping, encontro a mesma coincidência de conteúdos em telejornais diferentes. Passa-se de facto algo com a comunicação social !!
O 2º facto curioso desta notícia, é a ausência completa de senso crítico na transmissão da mesma. Neste caso, faz-se o velho truque da agregação. Isto é, a notícia explica que estes 150 funcionários públicos passarão a receber chorudas reformas, sem especificar de que categorias profissionais se trata.
Como quem conhece sabe, este tipo de reformas a que a notícia fez referência só é conseguida por um grupo muito, muito restrito de funcionários públicos. Como é óbvio, a maior parte dos funcionários públicos, nem de perto nem de longe atingem tais patamares!
Agregar estatisticamente essa elite à categoria geral de funcionários públicos, não é feito inocentemente. É assim que se vão encontrando culpados e razões para uma crise que teima em se aprofundar, e ao mesmo tempo se iludem as responsabilidades dos principais artífices pelo estado actual das coisas. Bem pelo contrário: são exactamente esses que pretendem agora trazer consigo a solução milagrosa.