Powered by Blogger

quarta-feira, maio 03, 2006

A tribo do futebol

Ronald Koeman, treinador do Benfica, perante a frustração (compreensível, de resto) de ver o Sporting triunfar por 1 – 3 diante do Rio Ave, não permitindo desse modo que o Benfica recuperasse, pelo menos para já, o 2º lugar, vem acusar os jogadores do Rio Ave de terem facilitado a vitória ao Sporting!!!
Facto já de si bastante grave, que é o de atacar o profissionalismo de colegas de profissão e mais ainda o seu carácter, é ainda mais incompreensível se soubermos que o Rio Ave está em risco de descer de divisão, e por isso a precisar urgentemente de pontos, quando faltavam apenas 2 jornadas para o término da Liga.
Não se percebe daí o que é que o Rio Ave ganharia em propiciar tais facilidades!!
Mas isto é mesmo assim: cada clube tem a sua cultura própria, com aspectos positivos e negativos. E já se tinha percebido que no Benfica, predomina demasiadas vezes a arrogância e o autismo, provavelmente derivado do facto de ser um clube de grandezas… passadas! Todos lhe devem estender a passadeira (vermelha), e se não o fazem é porque alguma coisa se passa.
Já no ano transacto, e curiosamente contra este mesmo Rio Ave, e logo após ter acabo de ser derrotado, o seu jogador Petit veio também acusar os seus colegas de profissão de, contra o Benfica, se esgalfinharem sempre pela vitória. Imagine-se o crime que não é! Isso não se faz!!
E já este ano, em pleno terreno de jogo, Nuno Gomes, com gestos próprios de quem se injecta com uma seringa no braço, sugeria que a equipa adversária estava a jogar e a correr demasiado... por estar dopada!
2 ou 3 semanas mais tarde, Nuno Assis, seu colega no Benfica, era apanhado nas malhas do doping: pois é, a vida por vezes tem destas coisas!!!
Há aqui pois, sem dúvida, um padrão de comportamento!
Já quanto a Ronald Koeman, está para mim desfeita a dúvida sobre se é ou não um verdadeiro gentleman do futebol, como por aí se propagandeou.
Ou se o é, tem pelo menos muito fraco verniz.