Powered by Blogger

quinta-feira, setembro 14, 2006

Prós e Contras

Nos Prós e Contras da RTP1, percebeu-se que Mário Soares já vai para lá dos 80. Falta de agilidade mental, dificuldade em articular mais de 2 minutos de raciocínio sem estafadamente se repetir, uso e abuso do lugar comum, do politicamente correcto e da banalidade.
"Terceiro-Mundismo", "Anti-Globalização", "Anti-Americanismo", "Ambiente, Mar e Florestas", "A Palestina", "Peace and Love", os "Bons contra os Maus", está lá tudo, mas em jeito de caldeirada regada com teorias da conspiração à escolha do freguês: tudo à molhada e fé em Alá.
De certo modo, são ainda as características mais criticáveis do antigo Mário Soares, mas agora exponenciadas: pouca leitura, nula preparação, e toque de ouvido.
Enfim, parece ser este o preço da sociedade mediatizada: a Fátima queria um nome grande no seu mau programa, e Mário Soares queria dizer que ainda respira e não está derrotado.
E quanto mais as forças lhe fogem e sente a sua influência fugir-lhe debaixo dos pés, mais afiada fica a língua e musculada a garganta.
O produto desta equação foi, como não podia deixar de ser, péssimo.
Sobre Fátima Ferreira creio que já tudo foi dito: aquilo é apenas burrice e primarismo absoluto, e ponto final.
Já quanto a Mário Soares, ficaram pois os críticos da América e a malta do «sim, mas…», muito mal servidos com a defesa que fez das teses respectivas. E o próprio também.
O ex-Presidente sente uma mosca a zunir-lhe à volta das orelhas e a poisar-lhe no pescoço, e desata aos pontapés às paredes, a partir a mobília e a descarregar tudo o que esteja mais à mão.
Resultado? Lá vai a mosca pela janela!