Powered by Blogger

sexta-feira, setembro 29, 2006

Vai um cafezinho??

Todos dizem – eu também - que o futebol está doente.
Apitos Dourados, escutas que comprometem seriamente a maior parte dos árbitros, dos dirigentes de clubes grandes, médios, pequenos e microscópicos, e restantes agentes do sistema, e mais ainda uma mão cheia de recentíssimas e estranhas arbitragens, vieram reacender esta velhíssima questão.
Lidas as transcrições das escutas telefónicas, tudo se reduz afinal à mesma mecânica de sempre: muito amiguismo, tráfico de influências e corrupção, mesmo quando esta se resume a uma paga com um presunto de Chaves ou umas chouriças da Guarda.
Que moeda entrou em determinada transacção, é na minha opinião apenas assunto de mera curiosidade e escasso pormenor.
Que interessa se a paga foi uma colocação para a mulher no Centro de Saúde lá da terra, um licenciamento mais problemático da nova casita, ou uma viagem ao Brasil?
Que corrupto é o pior? O que se faz pagar bem com € 50.000 ou o que transacciona o jeitinho por umas alheiras de Mirandela?
Questão difícil, não ??
Mas já que aqui estamos, digam-me, isto é apenas da coutada do futebol?
E que diferença há entre o apitar ao jeito de determinada equipa, e a oferta de um lugarzito público de dirigente a uma amiga de ocasião? Ou concursos públicos de tal modo viciados à partida que já se sabe para quem são?
Que mão na sombra guiará o fim-de-semana de tantos árbitros? Será diferente daquela que coloca tantos juniores recém licenciados de apelidos tão familiares, em outras tantas empresas públicas, ou encontra maneira de fazer entrar a filha de um ministro num curso de medicina sem se sujeitar a esse aborrecimento que são os numerus clausus?
E um árbitro errar sempre para o mesmo lado é da mesma ordem de coincidência que a mulher do Ministro ser chefe de gabinete de um senhor Secretário de Estado cuja mulher por sua vez é Directora-Geral no Ministério do primeiro?
Que caminho vai da cunha ao tráfico de influências e deste à corrupção mais clássica?
Vai algum, ou Millôr Fernandes deu no osso quando disse que a corrupção começa no cafezinho?