Powered by Blogger

sexta-feira, novembro 17, 2006

Mozart em Naxos

Vale bem a pena.
Este livro faz sem dúvida nenhuma justiça à grande editora de Hong Kong, que há uns anos atrás invadiu o mercado da música clássica, e deixou as EMI’s e as Deutsche Grammophon literalmente pregadas no terreno, abismadas e sem capacidade de resposta. E desde então nada voltou a ser como dantes.
A reacção das majors tarda e até é compreensível que assim seja, já que a Naxos não levanta o pé. E continua a ser aquela máquina! O seu site é desde há muito tempo um exemplo de funcionalidade e usabilidade, interactividade e bom gosto. Depois de conquistada a liderança mundial da edição de música clássica, a editora do extremo oriente mantém a sua passada e decide lançar-se no domínio da difusão e pedagogia da música erudita, explorando o filão multimédia. Este livro, «Mozart: Vida e Obra», editado em Portugal pela Bizâncio, na colecção Vida e Obra, é a tradução da obra de Jeremy Siepmann , originalmente lançada pela Naxos.
Lê-se escorreitamente, tem até o seu travo de intriga e mistério, em suma, prende-nos às suas páginas como um livro com este propósito deve fazer. Informativo quanto baste, não se fica por aí. A acompanhá-lo seguem 2 CD’s, com uma selecção representativa do génio de Salzburgo. Aparte os CD's, é ainda disponibilizada uma password que trás consigo a possibilidade de aceder a material adicional relativo à obra e vida do compositor. Tudo por cerca de € 13,00 a preços FNAC, não é certamente pedir muito.
P.S. E já aí está à venda o volume seguinte da mesma colecção: Beethoven, também da autoria de Jeremy Siepmann