Powered by Blogger

sexta-feira, janeiro 19, 2007

De cócoras

Já todos perceberam aquilo em que este governo sem dúvida nenhuma é bom. Não se trata de má vontade minha, mas sinceramente, eu preferia que o governo, se gosta tanto de grandes eventos, televisão, jornais e powerpoints, os organizasse antes à posteriori, para anunciar a conclusão de projectos e demonstrar resultados, em vez do «vamos fazer e acontecer» habitual.
Pese embora a importância que a Autoeuropa terá para a economia e para o emprego, já me parece excessivo que numa simples mudança de administração daquela empresa, o 1º Ministro e o Ministro da Economia tenham aparecido e baixado as calças sem que sequer lho pedissem.
É excessivo e é ridículo!
Mas pior que isso, é que não sabemos quanto custará ao país a obtenção de tais benefícios (reais) trazidos pela Autoeuropa a Portugal, mesmo tratando-se da empresa que é, e do seu peso na nossa economia.
Vejamos: a Volkswagen não é propriamente uma pequena empresa, nem constituída por gestores sem experiência. Estamos perante um colosso global e internacionalizado, que sabe exactamente como arrancar de países e governos aquilo que muito bem pretende. É até legítimo que o faça.
A Volkswagen tem mais know-how a relacionar-se com os governos, do que têm estes a relacionar-se com ela. Capicce??
Seja, não há jantares de borla!
E se então alguém se faz convidado e diz, não uma, mas várias vezes e de rajada, o que disse o nosso 1º ministro na Autoeuropa, o que é que acham que a Volkswagen entenderá disso?
Sinceramente, isto nem sequer é namoro.
Isto é pornografia, é hard-core, e é do 1º escalão.
E vai ser o terreno de onde nascerão as próximas e ignóbeis chantagens da Autoeuropa e dos sindicatos.
Porque as coisas para mim são claras: ou a Autoeuropa vale por si (e quem diz a Autoeuropa, diz outra empresa qualquer), ou alguém (todos nós) terá de compensar financeiramente aquilo que, supostamente, faltará ao nível dos factores de produção.
Mas se é verdade "a imagem muito positiva da Autoeuropa no seio da VW a nível mundial", como afirmou Reinhard Jung, para que foi então aquela chantagem toda há uns meses atrás, quando a Volkswagen sugeriu que poderia estar em causa sua permanência em Portugal??
E o que é que, naquela altura, o governo (já) deu em troca?
É tudo opaco como os segredos dos Deuses.
E a actuação deste governo, não é diferente da acção de todos os governos desde há 20 anos a esta parte.
E sempre que uma empresa se deslocaliza de Portugal, "ó da guarda que eles vão-se embora e levam os benefícios concedidos debaixo do braço".
Nessa altura já ninguém já se lembrará (??) muito bem quais foram.