Powered by Blogger

segunda-feira, março 05, 2007

Conversa....

Terminou a OPA da PT.
Terminou como começou, tudo na mesma, mas com vitória dos da PT e derrota dos outros, da SONAE.
Já quanto a nós, consumidores – dos que não são accionistas – será coisa, na minha opinião, para um empate.
Explico-me melhor: não creio que os consumidores tivessem nada a ganhar com uma vitória da SONAE, nem creio que venham a ganhar nada com a vitória da PT.
Começando pelo fim, e a propósito da PT, parece-me que uma grande parte de nós, clientes, tem motivos de queixa justificados relativo ao posicionamento dominante desta empresa e que tem sido um grande óbice para o desenvolvimento do mercado: rede fixa, móvel, internet, já todos conhecemos de ginja a arrogância desta empresa.
Raros são os serviços de qualidade que presta, sobretudo se tivermos em conta o seu dominante posicionamento no mercado.
E para mais agora, com as promessas mirabolantes de dividendos, que fizeram aos accionistas para que estes não vendessem à SONAE, quem é que pensam que vai pagar esses ditos dividendos?
Sim, serão os seus clientes a pagar essas promessas, e de joelhos.
No que me diz respeito, acabei já há mais de um ano com o seu imperiozinho cá em casa: o Sapo voou pela janela e o telefone fixo idem para uma gaveta.
A ONI, sua pequeníssima concorrente, presta melhor serviço, e a um preço muitas vezes abaixo do praticado pela PT (ONIDUO).
E a TMN, não fosse o efeito solidariedade de outros telemóveis para que ligo mais frequentemente, também já tinha ido desta. Mas irá ainda, creio, a tempo, pois serviços mais baratos já os encontrei.
Já uma aquisição da PT pela SONAE… bem, apenas digo que, passadas as euforias do capitalismo popular do Cavaco Primeiro Ministro, das privatizações, das fusões, e das aquisições, já há algum tempo que deixei de acreditar na benzida iniciativa privada em Portugal.
Estas coisas são sempre apresentadas como grandes benefícios para os consumidores, mas estes mais tarde vêm a comprovar que nada ganharam com as mudanças.
Já alguém se esqueceu das conversas de Durão Barroso a propósito da liberalização do mercado da energia, que esta iria baixar, iria ser melhor para todos, blá, blá, blá? É o que se vê! 6% hoje, para o ano outro tanto, é tudo uma questão de tempo.
E o gás canalizado, lembram-se?
E a TV Cabo e as promessas que trouxe?
E, indo mais atrás ainda…a banca! Essa mesmo que nos assalta todos os dias (com os serviços mais caros da Europa), com autênticas golpadas de pirataria ladroeira (os serviços duplicados, os arredondamentos, etc.).
Não! De iniciativa privada, made in, sinceramente, já tenho a minha dose.
E não vejo, como é que a absorção de um concorrente (PT) por outro (Optimus), com consequente redução de operadores concorrentes no mercado, iria conduzir ao paraíso terrestre das telecomunicações!
Essa só contaram mesmo ao Belmiro!