Powered by Blogger

sábado, maio 05, 2007

Springbank, puro artesanato Escocês

Acabo de receber 2 preciosidades líquidas do SMCSingle Malt Whisky Club -, e aqui vos deixo desde já uma delas, com um pouco de água (??) na boca.
Da região de Campbeltown, uma das 4 regiões produtoras de whisky (na sua divisão tradicional e mais conhecida: Lowlands, Campbeltown, Islay, Highlands e Ilhas), a destilaria Springbank, fundada em 1828, ainda hoje é propriedade da mesma família, sendo igualmente a única destilaria auto-suficiente da Escócia, num total das cerca de 120 destilarias de malte existentes. Seja, faz integralmente a maltagem que utiliza, usa a turfa local, e envelhece e engarrafa nas suas próprias instalações. É, em suma, uma empresa familiar que faz tudo ao modo tradicional e antigo, ao contrário da grande parte das destilarias existentes. É por isso artesanato puro: em vez de 4 ou 5 pessoas, a Springbank ocupa cerca de 40!
Por este motivo mas também pelo destilado resultante, é aqui, em Springbank, que agora se faz um dos maltes de culto do mundo dos whiskies, bem ao estilo tradicional de Campbeltown: pesado, oleoso, poderoso, e muito complexo. Os apreciadores descobrem-lhe notas de água salgada e a influência de turfa.
Do que não há dúvida é que este malte é apenas para gente aventurosa, sem medo e de carácter. A Springbank orgulha-se igualmente de ser a única destilaria que na Escócia produz 3 diferentes single malts, com diversos e específicos métodos de produção: o Springbank, o Longrow e o Hazelburn.
Slaintheva!

Etiquetas: