Powered by Blogger

sábado, junho 30, 2007

Cascais à bolina

Arrancou, aqui em Cascais (na 5ª feira), o Campeonato do Mundo de Vela Olímpica 2007, e que abarca apenas todas as modalidades e classes de vela.
Este Campeonato do Mundo realiza-se somente de 4 em 4 anos, e sempre no ano que precede os Jogos Olímpicos.
Esta manhã já fiz uma ronda Baía-Clube Naval-Cidadela-Marina, e posso dizer que o ambiente é simplesmente electrizante, e numa altura em que ainda só começaram as provas para medições e registos, já que as primeiras regatas serão disputadas a 3 de Julho, com as classes Tornado e Star a fazerem as honras de estreia. Sim, é assim que imagino Cascais, é assim que gosto de ver Cascais!
Só a logística já impressiona, com o envolvimento de mais de 200 embarcações e para cima de 500 pessoas.
Cascais será pois palco de um espectáculo único, já que estarão em disputa 11 títulos mundiais e a qualificação de 75% da frota que estará nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Os números são de deixar a boca aberta a qualquer um: 1399 velejadores, de 76 países, distribuídos por 945 barcos de 11 classes, para disputarem um total de 306 regatas, em cinco campos de regata com uma área equivalente a 1270 campos de futebol.
E não pensem que já viram algo semelhante, pois este campeonato, para além de constituir um recorde de participação, e ser um evento que promete já ficar na história da modalidade, ainda tem algumas características especiais, dado que, pela primeira vez na história da modalidade, os Mundiais estão concentrados num único local, recriando assim um autêntico ambiente de “aldeia olímpica”.
Seguem-se algumas fotos que tirei esta manhã, mas que não representam nem um pouco daquilo que neste momento se passa em Cascais. Para saber, só vindo cá (Sérgio, de que estás à espera aí em Faro??).


As Chinesas em grande azáfama, prontas para irem testar os ventos da serra.


Uma parte das embarcações da logística e dos juízes de regata. E mais azáfama.

Mais preparativos. E parte das gigantescas bóias de sinalização dos diversos campos.

Etiquetas: