Powered by Blogger

segunda-feira, junho 18, 2007

O tal futebolzinho

Ainda há justiça no futebol: a selecção de sub 21 foi afastada das meias finais do campeonato da Europa. Pode-se gostar muito ou pouco de Scolari (ou até nem gostar nada), mas uma coisa é certa: este tipo de futebolzinho cheio de técnica, cheio de craques, e nenhum sentido colectivo, nem concentração e atitude competitiva, há muito tempo que, felizmente, está afastado da selecção principal.
Uma selecção de sub-21 que tem jovens jogadores que já custam 25 milhões de euros, outros com contratos blindados a 30 milhões, e alguns já a jogarem nos mais competitivos campeonatos da Europa, não pode simplesmente jogar daquela maneira.
Mas o pior ainda foi o tristíssimo espectáculo protagonizado pelo seleccionador José Couceiro (e mais Rui Caçador e Gilberto Madail), a desculparem-se ridiculamente com os árbitros. E as suspeitas lançadas para cima da selecção holandesa, de que faria o favor de jogar menos bem para fazer passar a selecção belga, até mereceria castigo à altura por parte da UEFA. Uma selecção que não joga à altura dos pergaminhos que diz que tem, simplesmente não se pode queixar de nada. Com tudo isto vêm-me à memória os tempos da selecção principal, antes da era Scolari, com Artur Jorge, Queiroz, Oliveiras, e outros que tais, que perdiam constantemente com as selecções mais fracas, jogavam mal, e depois punham-se a fazer contas de cabeça e a dar desculpas esfarrapadas com os árbitros e os lobbys do futebol europeu ou mundial. Ponha-se pois os olhinhos nesta selecção de sub-21, em mais este episódio deprimente, pois infelizmente será mais disto que voltaremos novamente a ter, quando Scolari abandonar a selecção A. A amostra está aí, como um auxiliar de memória que nos avisa para o futuro.

Etiquetas: