Powered by Blogger

segunda-feira, julho 23, 2007

Sporting 2007/08 #2

Desde há muitos anos que as melhores contratações que o Sporting faz, são aquelas realizadas directamente… nos seus juniores.
No entanto, não se pode estar à espera de ver nascer todos os anos, um Figo, um Cristiano Ronaldo, ou um Nani. As leis da natureza são sobretudo inexoráveis, e fazem rarear bastante os chamados "génios" (um termo estranho e desmedido para um simples jogador de bola!). Já os "muito bons", aparecendo embora mais vezes que os "geniais", são ainda assim também raros. E por aí fora, com os "bons", os "médios", os "medíocres", etc. Isto quer dizer que, se num ano ou noutro o SCP não conseguir colher, no alforge que é a sua Academia, uma dessas avis raras, tal não poderá de modo algum ser entendido como um caso de insucesso. No entanto, o que é certo é que o SCP vem mesmo assim contrariando este determinismo, e ano após ano, vem semeando o futebol luso e mundial, do melhor que aparece nos relvados. É de tal modo assim, que não tem havido, desde há pelo menos 20 anos a esta parte, geração nenhuma do futebol , que não tenha contado com a presença destes "génios" produzidos em Alvalade. Só para citar os mais exponenciais: Futre, Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani, Miguel Veloso…
Vem isto a propósito do facto de, inúmeros escribas de futebolês – e no reino do futebol, pior ainda que em outras quintas, a imparcialidade é uma batota e um logro à conta da qual vive muita gente – terem já escrito que este ano o Sporting atraiçoou os seus ideais de formação, apenas porque vendeu 3 dos seus produtos (Nani, Custódio e Carlos Martins), e foi buscar em sua substituição estrangeiros. Bem se compreende a dor de cotovelo e clubite aguda que grassa nestes especialistas da bola. Ou então, estão a ver se o SCP se alcooliza com o sucesso da sua Academia e se passa a aproveitar todos os jovens da sua formação, incluindo os pernas-de-pau.
Então vejamos de que é feita essa tal traição protagonizada este ano pelo Sporting:
Estão neste momento a realizar a pré-época os seguintes jogadores da Academia: Adrien Silva (18 anos), Rui Patrício (19), André Marques (19), Paulo Renato (20), João Gonçalves (19) e Yannick Pupo (19). Nada mau, para quem deixou de apostar nos jovens, não é? Sobretudo se se tiver em conta, que este é até o ano em que mais jogadores da Academia realizam a pré-época entre a equipa principal!
Não se sabendo ainda, naturalmente, qual deste jovens permanecerá, já esta época, entre os seniores (nem todos terão qualidade para tanto, ou estarão preparados para tal), é no entanto de registar a continuidade da política leonina, ao escancarar literalmente as portas aos juniores do clube, fazendo com que estes se vão ambientando, desde muito novos, a outros voos mais altos, e ao mesmo tempo dando-lhe de facto oportunidades para se mostrarem. Sem dúvida caso singular a nível nacional, e também raro a nível internacional, e que se vem reforçando desde que Paulo Bento, que era também treinador dos juniores, assumiu a liderança da equipa principal.
Só para lembrar aos mais esquecidos, nos últimos 3 anos, singraram na equipa sénior do SCP, e nas selecções nacionais: João Moutinho (já capitão de equipa, com apenas 20 anos, e internacional A), Yannick Djaló, Nani (da selecção principal e transferido para o Manchester United), Bruno Pereirinha e Miguel Veloso (prémio revelação da temporada passada). E se andássemos mais 3 ou 4 anos para trás teríamos de acrescentar Cristiano Ronaldo (Manchester’s best player; e do mundo?), Ricardo Quaresma (melhor jogador do F.C.Porto), Simão Sabrosa (melhor jogador do Benfica e prémio do melhor jogador da temporada 2006/07), etc., etc. E por aí abaixo, com Figo, Futre…São factos, não são argumentos.

Etiquetas: ,