Powered by Blogger

quarta-feira, agosto 01, 2007

Sporting 2007/08 #3

Está praticamente fechado o plantel do Sporting para a próxima época. Chegaram do exterior umas quantas caras novas: Gladstone (Brasil), Derlei (Brasil), Izmailov (Rússia), Simon Vukcevic (Montenegro), Purovic (Montenegro), Stojkovic (Sérvia), e mais recentemente Pedro Silva (Brasil) e Maryan Had (Eslováquia).
Destas contratações continua a verificar-se uma tendência do SCP para privilegiar jogadores mais jovens, embora com algum tempero de experiência: Gladstone (22 anos), Izmailov (24), Vukcevic (21), Purovic (22), Stojkovic (23), Maryan Had (24), Pedro Silva (26) e Derlei (32).
Outros critérios, para além deste da idade, vê-se também que houve: esta equipa é bem mais alta, tem ainda mais mobilidade no miolo e à frente, e junta uma maior presença nas laterais.
Percebe-se mais uma vez que Paulo Bento quer ganhar os jogos (e o campeonato) começando por defender melhor que os adversários (na época passada o SCP foi a equipa que menos golos sofreu na Liga, e das menos batidas a nível europeu). Este ano procura reforçar esta capacidade com a estatura. Em situações de bola parada, o SCP pode colocar desta vez, aquele que será um dos conjuntos de torres mais expressivas do campeonato 2007/2008: Gladstone (1,82), Purovic (1,93), Stojkovic (1,95), Polga (1,82), Tonel (1,84) Pedro Silva (1,83) e Maryan Had (1,90). Faz todo o sentido no futebol moderno, e mais ainda numa equipa que se viu fortemente desfalcada na defesa (Ricardo, Tello e Caneira), o que desenha aí um ponto de interrogação a lançar alguma preocupação entre a lagartagem. Veremos como fica. Se Paulo Bento conseguir (re)construir uma defesa pelo menos tão sólida como a do ano transacto, então temos equipa. Senão…

Etiquetas: