Powered by Blogger

domingo, fevereiro 26, 2006

Propaganda, mais propaganda!

Ainda no passado domingo, num post a propósito da banda larga nas escolas, me referia aos ímpetos propagandísticos deste governo, com larga difusão acrítica nos media.
Disse aí: «Se estivermos atentos aos telejornais da RTP, SIC e TVI, podemos reparar que, qualquer decisão de um membro do governo, na sua área respectiva, é motivo para cerimonial e ritualização respectiva.»
E nem foi necessário, tal é a intensidade do fenómeno, esperar muito tempo.
Uma delegação do MIT chegou a Portugal para iniciar as negociações com o governo, e ver se chegam a consenso numa série de áreas.
O “normal” seria, após a conclusão das negociações, e uma vez chegadas as mesmas a bom porto, anunciarem-se então os projectos, a duração dos mesmos, o investimento (por projecto e total), as instituições envolvidas (universidades, institutos de investigação, etc.), os resultados esperados e respectivas sinergias, modelos de avaliação dos mesmos, responsáveis individuais pela sua execução, etc.
Mas não! O governo decidiu celebrar o começo das negociações (!!!) e fazer disto um cerimonial! E como, naturalmente, tem apenas uma mão cheia de nada, decidiu chamar-lhe, veja-se bem, “Cerimónia de lançamento do processo de colaboração entre o Estado português e o MIT (Massachusetts Institute of Technology)”! Assim, tal e qual, com direito a CCB e tudo! Em outra qualquer república não se faria melhor! E visto na televisão ainda mais patético é!