Powered by Blogger

quarta-feira, junho 27, 2007

A manada

Quem quiser dar uma vista de olhos ao que realmente se está a passar na administração pública, e qual é a face invisível do célebre PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado), dê uma vista de olhos na 2ª série do Diário da República.
Em Março, já aqui tinha chamado a atenção, para o facto de o PRACE vir a servir para intuitos clientelares. Nessa altura disse: "É que, dá-se o caso de este governo, a bem dizer ainda não ter sequer começado a atacar a sério na administração pública. Ainda o PRACE vai no adro, e a coboyada seguirá atrás!"
Pois bem, está a acontecer, e é agora! Desde há semanas a esta parte, que todos os dias sem excepção, pela surdina e na calada dos dias, à sombra mediática dos grandes assuntos do momento, estão a ser nomeados centenas de dirigentes da administração pública.
E esta enchente não se limita apenas aos directores gerais e equiparados. Por virtude da lei em vigor, já não há concursos nem para os cargos intermédios de direcção e de chefia. Agora tudo é por nomeação. É certamente assim que funciona a cultura de mérito que enche tanto a boca e o peito ao Primeiro Ministro, ao Ministro das Finanças e ao Secretário de Estado da Administração Pública.
É uma vaga de fundo, como nunca vista em Portugal. Para se assistir a semelhante coisa, não bastaria retrocedermos aos governos de Durão Barroso ou António Guterres. Teríamos de nos deslocar geograficamente para África, e assistir nas planícies do Serengeti à migração, nos meses de seca, das gigantescas manadas de búfalos, gnus e zebras, que sedentos de sede galopam rumo aos pastos e às reservas de água do Quénia, a mais de mil quilómetros de distância.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Guimaraes said...

Claro que todos eles são "excelentes" e profundos conhecedores das matérias em que vão trabalhar, como alguns dirigentes que nomearam para os hospitais S.A., depois E.P.E., que não fazem a mínima ideia do que seja um hospital.

11:36 da tarde, junho 27, 2007  

Enviar um comentário

<< Home