Powered by Blogger

terça-feira, março 27, 2007

O próximo pântano

Depois do Prós e Contras de ontem, na RTP, tenho cada vez menos dúvidas sobre esta questão do novo aeroporto.
A dimensão dos custos a ele associados (que continua a aumentar todas as semanas), as zonas nebulosas ou cinzentas do projecto, a obra naquele local específico, a duração do empreendimento, a nossa história com os grandes empreendimentos públicos no que à sua orçamentação e calendarização diz respeito, etc., levam-me a esperar o pior.
Ao pé daquilo, o CCB, a nova travessia do tejo, a Expo, os estádios do Euro 2004, etc., serão uma brincadeira de crianças. E por essas ainda estamos a pagar hoje. A Expo foi altamente deficitária e a malha urbana original, a última boa justificação do projecto, deteriora-se todos os dias; a concessão original para a nova ponte do Tejo já foi chão que deu uva; dos 10 estádios do euro, apenas 3 são rentáveis; e o CCB nem capacidade orçamental tem para organizar um evento como a Festa da Música, estando quase subalugado a uma qualquer Fundação de um qualquer Berardo; 1/3 do seu espaço seria mais que suficiente para o dinheiro que o Estado agora lhe quer disponibilizar para as suas realizações. Mas não, até já pensam em construir os outros módulos(gosto deste termo, pois parece tão fácil como uma peça do Lego).
Já para não falar de uma célebre estação de Metro, lá para os lados da Praça do Comércio, onde já se enterraram milhões de euros, ou do Túnel do Rossio que já vai também por aí adiante, quer em prazos quer em custos.
Sobre o Túnel do Marquês… shiu, que esse nem ainda abriu!
Pelos vistos engenharia há, não há é dinheiro para tanto engenheiro!
Desculpem, mas penso que estes projectos são em número mais que suficiente para que nenhum português se iluda com o que aí vem com o novo aeroporto.
Dizer-se, como diz o Ministro das Obras Públicas, que o Aeroporto da OTA não vai custar nada ao erário público pois sairá tudo do bolso dos privados, e outra parte da Comunidade Europeia, é tratar-nos a todos como crianças (ou burros), e fazer de conta que não temos andado por cá nos últimos 20 ou 30 anos, a assistir ao pagode a governar-se!
O Ministro Lino é um ilusionista, mas daqueles da Feira Popular. Ou então acredita piamente em jantares de borla, o que não parecendo, é problema ainda mais grave que o da OTA!
A engenharia portuguesa tem-se em muito boa conta (e por ventura com razões de sobra para isso), mas é bom lembrar, que não é a engenharia que paga a obra.
O que, compreensivelmente, os nossos engenheiros querem é um grande desafio, e a construção de um aeroporto para o Séc. XXI não é uma obra que apareça todos os dias. É por isso natural que lá na corporação todos pugnem pelo mesmo.
De qualquer dos modos teria sido muito interessante que cada um dos intervenientes de ontem, os prós e os contras, se tivesse apresentado não apenas enquanto engenheiros ou redactores daquele relatório ou participantes naquela comissão, mas sim enquanto sócios de empresas de consultoria, construção ou engenharia, com maior ou menor interesse no novo aeroporto.
Era tudo mais transparente e sempre respirávamos melhor.
Oxalá o instinto de sobrevivência do ex-Engº Sócrates seja mais forte que a sua teimosia e o faça retroceder enquanto é tempo.
Ou então que arranje para aí uma dose de bom senso, mesmo que ele seja pelos vistos tão raro como o dinheiro necessário para o aeroporto, e que assuma que isto tem é de ser encarado como uma decisão política e não técnica.
O Sr. ex-Engº Sócrates já não pode usar essa escapatória da tecnicidade pois nisso, convenhamos, o Presidente da República já chegou primeiro.
Até porque, pela amostra, são mais os engenheiros que querem outras localizações que os que defendem a da OTA.
E também me parece que não serão as mais de 230.000 estacas que poderão salvar este governo de se afogar naquele pântano, caso teime nesta via.
Ensina a História que a História não se repete, mas que ela por vezes é de um humor negro a toda a prova, lá isso é.
Depois de termos tido um governo a afundar-se num pântano - em sentido figurado - só nos faltava agora outro governo que literalmente se afundasse num pântano dos verdadeiros.
Já seria falta de gosto, e a oposição nem sequer o merece!

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Pedro Javier Mazzoni said...

Três debates depois, um deles com o ministro a levar uma tareia e a esconder-se no não tenho conhecimento de tal estudo, não tenho conhecimentos técnicos para debater... Acho que o debate de Segunda Feira foi bastante esclarecedor.
Saudações

12:35 da manhã, março 28, 2007  

Enviar um comentário

<< Home