Powered by Blogger

segunda-feira, junho 18, 2007

Uma sociedade pouco civil

A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), decidiu fazer um estudo para uma localização alternativa ao aeroporto da OTA. Para isso contactou algumas associações empresariais (a Associação Comercial do Porto, entre outras), e concebeu um meio institucional para montar a coisa (o chamado Agrupamento Complementar de Empresas: ACE), que seria a entidade supra associativa que no final apresentaria os estudos ao Governo). Só que entretanto, Francisco Van Zeller, como grande presidente da CIP – que também é grande - que é, decidiu pedir autorização ao Chefe. O Chefe, longe de impor seja o que for, deu apenas a sugestão de ser a CIP a avançar sozinha com o dito estudo, e de não meter mais nenhuma associação ao barulho.
E perante tão simples e singela sugestão do Chefe, a CIP obviamente disse que sim.
Depois (de apresentado o estudo), e perante a necessidade de revelar que empresários financiaram o mesmo, ficamos todos a saber apenas o nome de 4 deles, já que todos os restantes (e que ainda serão bastantes) têm receio de revelar o seu nome, com medo de sofrerem represálias do governo, nos seus contratos e negócios com o Estado.
Isto, meus amigos, é a nossa sociedade civil. E este, o primeiro-ministro e governo que temos, que foi mesmo para isso - espevitar a sociedade civil - que o elegemos. O condicionamento industrial do tempo de Salazar não faria melhor. Melhor retrato do que isto é difícil.

P.S. Entretanto, Rui Moreira, presidente de uma das tais associações empresariais afastadas (a Associação Comercial do Porto: ACP), esclareceu que se a sua associação se mantivesse como uma das promotoras do estudo, a opção "Portela + 1" teria sido devidamente avaliada. Diga-se o que se disser, factos são factos, e o que é certo é que o estudo de uma opção "Portela + 1", constava do estudo preliminar apresentado pela CIP à ACP, e acabou também por ficar pelo caminho. Coincidências, certamente. Do que não há dúvida é que, não fosse estarmos a tratar com gente tão importante, e de tanta responsabilidade política, e tudo isto já seria caso de levar esta malta toda para a esquadra da polícia. E por falar em polícia, com tanto esquema e negociatas, o que andará Cavaco a pensar? O mesmo que Sampaio pensou das trapalhadas de Santana?

Etiquetas: ,