Powered by Blogger

terça-feira, agosto 07, 2007

Assim não, Dalila!!

Quando em Março a directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) denunciou o encerramento de algumas salas do seu museu (e de outros museus) por falta de vigilantes, situação essa que levou ao ridículo de o principal museu do país ter de cobrar apenas parte do bilhete aos seus visitantes, porque tinha muitas das suas salas fechadas, o destino de Dalila Rodrigues ficou ali definitivamente traçado. É que saltou nessa altura à vista de todos, a enorme distância entre a propaganda alardeada por este ministério (e por outros), e a realidade escondida de miséria, mesquinhez, e gestão de mercearia.
O Ministério da Cultura foi então obrigado, para vergonha do país, a encontrar soluções apressadas para essa situação caricata passada no seu GRANDE Museu Nacional, mas Dalila, essa, ficou-lhe atravessada: «Cá se fazem, cá se pagam».
Depois, a senhora deu-se ainda ao desplante de nos jornais e na televisão lançar sistematicamente o debate sobre o modelo de gestão dos museus. Ora, isso para a nomenclatura estalinista que se apoderou do Ministério da Cultura (e não só) é imperdoável.
Mas o pior ainda - e esta foi a grande afronta ao Ministério da Cultura - foi a directora do MNAA ter-se atrevido, sublinho, atrevido, a durante a sua permanência à frente dos destinos daquele museu, iniciada em Setembro de 2004, ter duplicado o número de visitantes, passando de 71.973 para 192.452, e ter feito com que as receitas, passassem de 250 mil euros (2003), para um milhão e 109 mil euros (2006). De caminho ainda deitou a mão aos tectos que estavam literalmente a cair, a carpetes rotas, a pinturas de parede cheias de caruncho, a portas empenadas, e a tudo isso conferiu-lhes a dignidade que o lugar clamava.
Não, isso já era demais! Assim não, Dalila!!

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Guimaraes said...

Então a senhora atreveu-se a essa actividade extremamente perigosa que é PENSAR!
Assim, nunca chegaria ao nível de lambe-botas, o que impediria qualquer êxito na função pública. O ter ido para a rua até é um acto de profilaxia!

12:30 da manhã, agosto 08, 2007  

Enviar um comentário

<< Home